sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Marcas bem construídas garantem a empresa no mercado


Uma marca forte é requisito básico para competir e se sobressair no mercado atual. A marca, entretanto, não é apenas um logotipo, ela carrega conceitos de design, marketing, administração, antropologia, psicologia, arquitetura e propaganda para interagir com os valores que representam a empresa e assim consolidá-la perante os clientes. 

De acordo com o diretor da Pam Multiagência, Lucas Kersul, em 2010 houve um aumento de 40% nos contratos anuais e uma explosão de 80% para os serviços esporádicos. Kersul afirma que as empresas se preocupam notoriamente com a concorrência, por isso procuram profissionais capacitados para se destacarem. “Quanto maior a concorrência, maior será o mercado para a comunicação, pois só quem se comunica pode aparecer no meio de tantas opções. A região do sul de Minas Gerais é o mercado com maior índice de crescimento e por isso estamos acompanhando tal expansão” afirma.

Para a professora do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS, Clarissa Cruz, o mercado de Pouso Alegre está mudando, mas lentamente. Para ela “falta conscientização e informação para as empresas, sejam elas de varejo ou atacado, de pequeno, médio ou grande porte, que necessitam de profissionais especializados para a elaboração de um planejamento de comunicação. A professora ressalta ainda que o mais importante é que os empresários se convençam que não se trata de qualquer planejamento, “mas um planejamento de qualidade, que somente profissionais e agências especializadas em comunicação podem dar conta, pois todo o processo exige pesquisas, diagnósticos e conhecimentos técnicos e científicos.”

Atentos à importância da comunicação empresarial, muitos empreendimentos investiram no setor em 2010. De acordo com pesquisa do Ibope, as autorizações de mídia no Brasil cresceram 21,4% nos primeiros nove meses do ano. Isto significa que mais propagandas foram veiculadas nos diversos meios: rádio, TV, impresso, internet, outdoor, entre outros. Nesse período foram contabilizados R$ 54,350 bilhões de autorizações de mídia. Enquanto que em 2009 no mesmo espaço de tempo o movimento foi de R$ 44,770 bilhões.

Segundo a responsável pelo setor de Mídia da Pam Multiagência, Luciana Brito, o mercado de mídia no sul do estado cresceu significativamente. Luciana ressalta que “hoje as empresas sabem da importância de estar presente na vida do cliente”, seja pelas mídias tradicionais ou online. E esse crescimento, segundo a jornalista, se deve ao comportamento do consumidor: “Acredito que isso seja um reflexo da exigência do novo consumidor, que hoje em dia além de preço se preocupa com o comportamento que a marca possui.” 

O investimento em mídia é necessário para colocar a marca em evidência no fim do ano, o mercado aquece e as propagandas aumentam. Mas, segundo Luciana, “é preciso planejar, otimizar os investimentos, analisar o público, pois grandes verbas não garantem bom resultado. O que garante resultado é estar na mídia certa, aquela que o cliente consome e ao mesmo tempo transmite a mensagem de forma compatível com os anseios dele” explica. Segundo a professora Clarissa “uma propaganda feita para o público errado não atinge o objetivo e ainda desperdiça tempo e dinheiro”.

A importância de manter a marca em evidência vem de encontro com o dado divulgado pelo IBGE em outubro deste ano: no Brasil, 24% das empresas fecham no primeiro ano de atuação. A pesquisa constatou que cada 100 empresas abertas em 2007, 24 encerraram as atividades em 2008. Entre os seguimentos mais afetados estão comércio, atividades imobiliárias, indústria extrativa e indústrias de transformação.
Fonte: Pam Multiagência

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