sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A culpa é do atendimento


Quem já não ouviu falar, dentro de uma agência, quando há algum problema no andamento desse ou daquele trabalho, que a culpa é do atendimento? Este é um texto de Gustavo Ernandes - diretor da Andeloce/AGS - agência brasileira especializada em marketing estratégico que vale a pena ser lido.

É muito comum e até corriqueiro, porque de fato hoje em dia os profissionais de atendimento precisam de um foco de atuação muito mais amplo e responsável do que antes. A publicidade, a estratégia, a web e suas redes sociais, tudo isso aumentou, e muito, o escopo e o ângulo de visão da atividade de atendimento.
Para isso não basta apenas formação acadêmica.  O feeling e a experiência são imprescindíveis para que o profissional de atendimento se destaque e o cliente seja bem atendido. Criatividade, conhecimento do produto e uma excelente comunicação são também primordiais, já que os desafios eminentemente sempre são enormes e requerem cada vez mais atenção e inovação.

O atendimento não faz nada sozinho, mas é o elo principal entre os clientes externos e os internos (agência). Para que todas as áreas somem e se destaquem, o atendimento e a criação devem exercer suas funções na plenitude e, efetivamente, captar as necessidades, discutir detalhadamente o briefing para saber definitivamente o caminho a seguir.


Maiores salários nem sempre indicam o melhor local ou ambiente de trabalho e isso vem mudando não só o posicionamento dos profissionais, mas também o perfil das agências. Alto salário e muitos benefícios já não são fatores preponderantes na decisão para trabalhar aqui ou ali.


Um bom ambiente de trabalho e a possibilidade de fazer parte de um projeto diferenciado e de qualidade pesam muito mais e geram possibilidades mais promissoras tanto de carreira como de crescimento pessoal.
É claro que acertar é a meta principal, mas os erros não são uma virtude de quem não corre riscos e servem na grande maioria para um aprendizado e permitem ousar para fazer algo diferente e inovador.
Esse diferencial deve considerar o mesmo expertise para atender a pequena, média ou grande empresa com conhecimento e atenção sobre o foco de negócio do cliente, para que o objetivo final seja alcançado com sucesso.

É esse profissional que tem sob sua custódia o maior bem de uma agência: o cliente. Ele deve fazer a diferença e conhecer profundamente as necessidades do cliente e também os limites da agência onde atua.
Não é fácil, mas esse profissional na grande maioria das vezes é o responsável pelo sucesso ou fracasso de um projeto, e é aí que está o maior desafio, sua agência está preparada para isso? Seu atendimento também?
O mercado diz que sim, daí então tantos profissionais almejarem sua carreira com foco no cargo diretor de conta/atendimento, por onde grande parte dos investimentos e desafios dos clientes passam inicialmente, mas é importante não esquecer que esse profissional é quem defende o cliente dentro da agência e que defende a agência dentro do cliente, fácil?

Fonte: adnews.com.br

Nenhum comentário: