Pesquisa com agências de comunicação revela a importância das redes sociais.
A fim de entender como está o uso da comunicação digital entre seus membros, a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (ABRACOM) realizou uma pesquisa com 191 funcionários de 61 diferentes agências de Comunicação. Quase 90% dos comunicadores participantes afirmaram conhecer "de moderado a muito" o conceito de comunicação digital. Sobre os serviços mais oferecidos pelas agências, estão o desenvolvimento e a produção de conteúdos para blogs e o monitoramento de redes sociais.
Destes participantes da pesquisa, 85% possuem menos de 40 anos e 45% pensam que as redes sociais são essenciais para traçar planos e rotas para seus clientes.
O maior problema apontado pelos participantes está na falta de entendimento, investimento e valorização das redes sociais, dificultando assim, a utilização dessas ferramentas de comunicação.
Outro dado que chama a atenção é que 92% dos entrevistados utilizam blogs como fonte de informação pelo menos uma vez na semana, porém 31% utilizam o conteúdo destes para seus clientes, enquanto 51% dizem que fazem isso algumas vezes.
Quando questionados sobre quais são as áreas de comunicação mais propensas ao uso de redes sociais, os entrevistados enumeraram: as campanhas com 92%; assessoria de imprensa, com 84%; comunicação interna com 82%; planejamento e estratégia com 78%; e relações com investidores com 59%.
A perda de controle é uma das grandes barreiras para as organizações quando a questão é a internet colaborativa. O domínio daquilo que os usuários colocam na rede é impossível de ser concebido.
Para conferir a pesquisa na íntegra, acesse:
http://www.nosdacomunicacao.com/ppt/pesquisa_abracom_digital_final.ppt
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário