quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Boas notícias...

Mercado Publicitário cresce mais de 15%
Profissionais indicam o melhor caminho para quem quer investir neste mercado 
Lucas Kersul e Luciana Brito, sócios-diretores da PAM Multiagência 

Dados levantados pelo Ibope apontam para o crescimento do setor publicitário no país. No ano de 2008, as propagandas veiculadas em TV, rádio, Internet, jornais impressos, cinema e mídia exterior obtiveram aumento de 15,7% no faturamento bruto em relação ao ano de 2007. Na divisão segmentada, a televisão continua com maior volume, com investimentos estipulados em R$ 26 bilhões.

O Estado de São Paulo é o que concentra o maior volume desse investimento, com R$ 8.096.182 bilhões. Entre as outras cidades relacionadas Belo Horizonte aparece na liderança com R$ 1.130.744 bilhão.

Mesmo em tempos de crise, onde a economia do mundo chegou a ser abalada, o mercado publicitário obteve um crescimento. Para Lucas Kersul de Souza, sócio-diretor da PAM Multiagência o fato se dá, pois a crise possui dois lados. “É em momentos como este que empresas se preparam, algumas delas acabam cortando investimentos e demitindo pessoal, e outras veem oportunidade no medo de seus concorrentes, e investem na área onde atuamos”, comenta.

Para ele, as empresas que veem a crise como oportunidade acabam se destacando. “Essas empresas sabem que a publicidade faz parte do valor de seu produto, se você retirar o investimento em propaganda também diminuirá seu valor agregado”, afirma o publicitário.

Para quem pretende investir no mercado publicitário, é necessário atentar-se para uma questão fundamental, o público-alvo. Toda comunicação deve ser segmentada, para assim buscar o desejo e a necessidade dos clientes. É a partir disso que são feitas as escolhas dos meios e veículos mais adequados para passar a mensagem desejada e alcançar os objetivos.

Segundo Luciana Brito, sócia-diretora da PAM Multiagência “muitos anunciantes investem em campanhas e em veículos e não conseguem retorno, isso porque a abordagem desta campanha não está adequada ao público que deverá atingir”. Para ela, quem precisa gostar do anúncio são os clientes: seu público-alvo.

A escolha da programação de mídia deve ser feita visando otimizar o alcance do público-alvo do anunciante. “Para aperfeiçoar o resultado da comunicação, o anunciante precisa alcançar o maior número possível de consumidores. É preciso definir e buscar o público-alvo”. Tudo isso para aproveitar melhor o investimento feito no mercado publicitário.

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